Se para web o conteúdo é de extrema importância, para o SEO (Search Engine Optimization) a palavra-chave tem a mesma relevância. Isso porque são elas as responsáveis por obter mais acessos ao site/e-commerce através de uma campanha de link patrocinados de sucesso ou um post na primeira página de pesquisas do Google.
O uso de palavras-chave de cauda longa é um fenômeno muito interessante que têm despertado cada vez mais o interesse de quem trabalha com SEO. Graças ao uso delas, é possível alcançar como resultados mais conversões e melhor rankeamento de uma página. Acompanhe o post e entenda um pouco mais sobre palavras-chave de cauda longa.
O que são palavras-chave de cauda longa?
Cauda longa (long tail) é a expressão criada por Chris Anderson, em 2004, para se referir a itens de nicho, específicos e de pouca saída, que, segundo ele, teriam uma explosão de vendas com o advento da internet. Este fenômeno é possível graças ao comércio on-line. Assim, lojas específicas de nicho puderam aparecer e ganhar visibilidade, coisa que não aconteceria com comércio em lojas físicas.
Por exemplo, se você vai a uma petshop física e deseja comprar uma roupa para o seu bicho de estimação, terá um limite de produtos para escolher. Já na web você pode procurar por opções variadas.
A mesma lógica é seguida para palavras-chave de cauda longa. Elas são palavras-chaves específicas e secundárias com menos procura que podem ser utilizadas para reforçar a busca e atrair público qualificado e de nicho. Muitas vezes, elas ultrapassam duas palavras.
Vantagens em usar palavras-chave de cauda longa
Esta estratégia de palavras-chave de cauda longas tornou-se o motivo de sucesso de muitos negócios on-line. Dentre as muitas vantagens, podemos citar:
Ajuda a competir pela busca
Quando uma palavra é muito popular na busca, a competição é muito maior. Por exemplo, imagine uma loja que vende alimentos naturais e orgânicos. Ao usar a palavra-chave “produtos naturais”, ela terá de competir com milhares de outras lojas semelhantes, que fazem uso desta mesma palavra. Nestes casos, o Google sempre prioriza quem já é uma “autoridade” no assunto.
Para se destacar, a loja poderia usar o termo “alimentos para celíacos e vegetarianos”, colocando-o no topo do posicionamento. Se um site está bem posicionado em várias palavras de cauda longa, ele pode inclusive melhorar seu nível de “autoridade”, fazendo com que passe a disputar com uma palavra-chave principal.
Aumenta a chance de conversão
Quando um potencial cliente pesquisa por um produto usando uma palavra-chave principal (por exemplo, o termo “roupas para cachorros”), ele tem menos decisão de compra que um cliente que pesquisa por palavras-chave de cauda longa (por exemplo, “roupa para cachorro pequeno Batman”). Isso que dizer que quanto mais específica a pesquisa do usuário, mais decidido ele estará em realizar a compra e, certamente, maiores serão as chances de conversão da loja.
Melhora a reputação do site
As palavras-chave de cauda longa ajudam também na reputação do site. Isso acontece por serem maiores as chances de se tornar reconhecido pelo Google como especialista no assunto, melhorando o posicionado no resultado de busca.
Estas são algumas das inúmeras vantagens em especializar o seu conteúdo nas palavras-chave. É claro, de nada adianta possuir excelente uso deste recurso, se o conteúdo não for interessante, confiável ou de qualidade. Então invista em qualidade, essa sempre será a melhor estratégia de marketing.
Você já usou palavras-chave de cauda longa em algum anúncio ou conteúdo? E como foi a experiência, compartilhe conosco!